Acessibilidade
X

INFORMATIVO - SITUAÇÃO VACINAL CONTRA A COVID-19

Sexta-feira, 24 de dezembro de 2021

Última Modificação: 28/12/2021 08:48:09 | Visualizada 85 vezes


Ouvir matéria

âÃ… 1ª DOSE:

A Secretaria de Saúde informa que até o momento 94,65% da população acima de 12 anos de idade já foi contemplada com a 1ª dose da vacina contra a COVID-19.

âÃ…2ª DOSE:

Até o momento 83,33% da população contemplada com a 1ª dose, já recebeu sua 2ª dose.

âËœ′️Gostaríamos de relembrar que para maior imunização, é necessário o recebimento do esquema COMPLETO das doses. Além de maior imunização, as pessoas vacinadas não transmitem a doença da mesma forma que os NÃO VACINADOS. As chances de se infectar são menores entre os grupos de vacinados, e se infectados a carga viral também é menor, consequentemente são contagiosos por menor período de tempo. Em outras palavras, os NÃO VACINADOS, são responsáveis pela maioria das transmissões do COVID-19.

âÅ′OBS: a partir do mês de Dezembro, o Ministério da Saúde, diminuiu o intervalo entre 1ª e 2ª dose da vacina PFIZER de 56 para 21 DIAS!

ASTRAZENICA mantem intervalo de 56 dias e CORONAVAC mantem intervalo de 28 dias.

3ª DOSE:

Iniciamos a administração da dose de reforço (3ª dose) e dose adicional no mês de Outubro em nosso município. Os primeiros contemplados foram os idosos institucionalizados no Asilo São Vicente de Paula, seguidos dos profissionais de saúde e logo após aberto a população idosa acima de 60 anos, que haviam recebido a 2ª dose com intervalo de 6 meses.

No decorrer dos últimos meses, o Ministério da Saúde estipulou algumas mudanças nos esquemas vacinais. O primeiro foi a diminuição do intervalo entre as doses de 6 para 5 meses. Posteriormente, liberado a administração da 3ª dose a toda população acima dos 18 anos, e a mais recente mudança, foi o intervalo entre as doses de 5 para 4 meses.

Esclarecemos que embora o Ministério da Saúde tenha diminuído o intervalo entre as doses, a administração, tanto de 3ª como de 2ª dose está sendo realizada de acordo com o quantitativo recebido no município pela Regional de Saúde. Até o momento, temos mais população do que doses a serem oferecidas.

Devido a isso, o critério de vacinação da 3ª dose se dá por ordem decrescente de idade, dos mais velhos para os mais novos. E a 2ª dose segue um cronograma por ordem de data da 1ª dose. Ou seja, dos mais antigos para os mais recentes.

Diante destas informações, a Secretaria de Saúde reforça a toda população a importância de se vacinarem com a 2ª e a 3ª dose! Os pacientes serão comunicados por seus Agentes de Saúde sobre próximas datas de vacinação, que retornarão no mês de janeiro de 2022.

âÃ…Pedimos a compreensão e o esforço de cada um para comparecerem nos dias agendados e não deixarem de se vacinar.

 Galeria de Fotos

 Veja Também